quinta-feira, 19 de março de 2009

Uma visão moderna do Japão feudal (2009)


Vocês conhecem a lenda da Princesa Sakakitimozu? Na dúvida, contarei. O pai verdadeiro da predestinada japonesa era um camponês, que, por não ter condição de sustentar o décimo primeiro fruto de sua cerejeira, doou a menina para uma família de agricultores de mesa farta. A filha mais velha do casal de lavradores, porém, dois dias depois, em um incontrolável ato de ciúmes, pegou a menina desnuda e a abandonou dentro de um cesto na nascente do rio. Ao relento a indefesa criança sobreviveu por horas, até que foi encontrada por pescadores locais, que não tiveram escolha senão transportar a garota para seus barcos enquanto cumpriam seus ofícios.

Uma tempestade derrubou o bebê do colo de um novato. Horas de busca pararam a cidade. E a má notícia chegou do fundo do mar: ela havia sido devorada por um atum. Dos selvagens, disseram. Não sobrou um sapato para contar história.

Peraí. Acho que não era bem assim o final. Estou misturando a triste história de Rafael China. Perdão. Quando lembrar narro a verdadeira trama de Sakakitimozu.

O quadro é de Thales Guimarães e Silva, provavelmente, influenciado pelo filme "Sete Samurais" de Akira Kurosawa. Sim, um deles virou gueixa.

Um comentário: